top of page

ADENILSON DE BARROS DE ALBUQUERQUE

adenilson.albuquerque@ifpr.edu.br

 

Natural de Assis Chateaubriand-PR. Professor de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal do Paraná/campus Umuarama. Graduado em Letras pela UNIMEO, de Assis Chateaubriand-PR. Mestre em Letras pela UNIOESTE/campus Cascavel-PR, com pesquisa sobre narrativas canudenses, da qual resultou no livro Canudos: conflitos além da Guerra (2015). Doutorado em andamento pela UNIOESTE, com pesquisa sobre romances históricos voltados à temática do maior evento bélico latino-americano, conhecido, entre outras opções, como Guerra do Paraguai. Sua atividade acadêmica integra as discussões realizadas no grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, coordenado pelo professor Dr. Gilmei Francisco Fleck.

ANÉLIA MONTECHIARI PIETRANI

aneliapietrani@letras.ufrj.br

 

Professora de Literatura Brasileira da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) da Faculdade de Letras – UFRJ. Mestre em Literatura Brasileira (UFF) e Doutora em Literatura Comparada (UFF). Coordenadora do NIELM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura – FL/UFRJ e vice-coordenadora do Programa Interinstitucional de Extensão "100 anos sem Euclides". Autora dos livros O enigma mulher no universo masculino machadiano (Niterói: EdUFF, 2000) e Experiência do limite: Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath entre escritos e vividos (Niterói: EdUFF, 2009), além de organizadora de Euclides da Cunha: presente e plural (Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010) e coorganizadora, com Lucia Helena, de Literatura e poder (Rio de Janeiro: Contracapa, 2006) e, com Anabelle Loivos Considera e Luiz Fernando Conde Sangenis, de Euclides, mestre-escola (Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015).

ANTONIO OLAVO

olavo@portfolium.com.br

 

Cineasta, começou a atuar profissionalmente aos 19 anos, trabalhando como 2° assistente de direção em Dona Flor e seus Dois Maridos (Bruno Barreto, 1975). Logo em seguida trabalhou também como 2° assistente de direção em Pastores da Noite (Marcel Camus,1976). Em 1977 passou a se dedicar a fotografia de still, com especial predileção pelos ensaios de cunho antropológico. Em 1983 iniciou um trabalho de documentação fotográfica com o objetivo de contribuir para resgatar a memória visual da história de Canudos. Em 1987, em um projeto financiado pelo CNPq, fotografou os caminhos de Antonio Conselheiro em suas andanças pelo sertão da Bahia e Sergipe. Este trabalho resultou na publicação do livro Memórias Fotográficas de Canudos (CNPq/ATO, 1989). Em 1992 fundou a PORTFOLIUM Laboratório de Imagens, uma produtora de cinema e editora, especializada em projetos de valorização da memória social. No ano seguinte, dirigiu o seu primeiro longa, o documentário Paixão e Guerra no Sertão de Canudos (1993), com locações no Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Este filme, que tem narração de José Wilker, tornou-se grande sucesso no circuito alternativo e foi lançado em 10 estados brasileiros e também nos EUA. Em 2004 dirigiu Quilombos da Bahia, documentário pioneiro que registra o cotidiano de 69 comunidades quilombolas no Estado da Bahia. Em 2008 lançou Abdias Nascimento Memória Negra, um documentário que narra a trajetória de um dos principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2014 lançou seu quarto longa denominado A Cor do Trabalho, um documentário que reconstrói uma linha do tempo sobre o trabalho negro na Bahia. No início de 2017 concluiu Travessias Negras, série documental de cinco episódios para TV. Atualmente está finalizando o documentário Revolta dos Búzios e em novembro começa a filmar AVE CANUDOS! OS QUE SOBREVIVERAM TE SAÚDAM longa metragem documental selecionado no Edital Setorial do Audiovisual 2016 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT, também em convênio com a ANCINE - FSA.

FERNANDO SÁ

fernandosa1965@gmail.com

 

Professor titular do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre e Doutor pela Universidade de Brasília. É autor dos livros: Combates entre História e Memórias. São Cristóvão/SE: Editora da UFS/Aracaju: Fundação Oviedo Teixeira, 2005, O Cangaço nas Batalhas da Memória. Recife/PE: Editora da UFPE, 2011, Capítulos de História da Historiografia Sergipana. Aracaju: IHGSE, São Cristóvão: Editora da UFS, 2013 e Escritos de Ocasião (1991-2014). Aracaju: Editora Criação, 2017; organizou, com professora Vanessa Maria Brasil, Rio sem História? Leituras sobre o rio São Francisco. Aracaju: FAPESE, 2005 e, com Bruno Gonçalves Alvaro, Cultura, Memória e Poder: História e Historiografia. Recife: Editora da UFPE, 2016.

FRANCISCO CHAGAS DA SILVA NETO (NETO CAMORIM)

netocamorim@gmail.com

 

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- FECLESC- Quixadá), com especialização em História e Sociologia para o ensino médio pela Universidade Regional do Cariri (URCA) Crato-CE. Professor de História no ensino médio na rede pública estadual do Ceará e em escola particular na cidade de Quixeramobim. Foi presidente da Ong. IPHANAQ (Instituto do Patrimônio histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim) de 2004 a 2010, entidade que realiza em Quixeramobim desde 2014 em parceria com outras instituições, o evento “Conselheiro Vivo”, em comemoração ao nascimento de Antônio Conselheiro, na semana do dia 13 de março. É Coordenador do projeto Papo Cultural que todo mês tem um convidado (a) para uma roda de conserva na casa onde nasceu Antônio Conselheiro. Também coordena desde 2009 o projeto Cinecube-Iphanaq em parceria com o SESC-Ler, com exibições de cinema nacional nas comunidades rurais de Quixeramobim. Desde 2014 tem realizado visitas e pesquisas no sertão baiano nos lugares por onde peregrinou o beato Antônio Conselheiro.  

GILMEI FRANCISCO FLECK

chicofleck@yahoo.com.br

 

Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução, pela Universidade de Vigo/UVigo-Espanha. Mestre e Doutor em Letras pela Unesp, campus de Assis/SP. Atualmente, é Professor associado do Programa de Pós-Graduação acadêmico em Letras da UNIOESTE-Cascavel-PR, na área de Literatura Comparada e Tradução, e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional-Profletras – atua na Coordenação e como docente de Literatura Infantojuvenil. Suas atuações dão ênfase aos estudos latino-americanos de literatura comparada, de cultura hispânica e à tradução. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico. É também coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura. Como pesquisador das diferentes modalidades de romances históricos, orienta dissertações e teses nessa área. Na área da Tradução, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira.

JOÃO FERREIRA DAMIÃO

joaocanudos@yahoo.com.br

 

Graduado em Letras (CEVASF), é professor de Língua Portuguesa e Literatura da rede de ensino de Canudos-Bahia, participa ativamente dos movimentos e das ações pela preservação da memória de Belo Monte/Canudos. Participa de eventos de representação e de discussão dos fatos da Guerra de Canudos. Por sua contribuição cultural, recebeu a Comenda Antônio Conselheiro, concedida pelo município de Quixeramobim-CE.

JURACI MAIA CAVALCANTE

juracimaiacavalcante@gmail.com

 

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Políticas Sociais pelo CETREDE/UFC, Mestrado em Sociologia (UFC) e Doutorado em Ciências Econômicas e Sociais - na Carl von Ossietsky Universitaet - Oldenburger Universitaet/Alemanha; Pós-doutorado em Política Educacional na Faculdade de Educação da Universidade de Colônia/Alemanha; e em História Educacional de Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Sociologia, História e Educação, com os seguintes temas: juventude, migração, biografia, autobiografia, educação comparada, memória, crítica histórica, história dos jesuítas, república e religião civil, cultura e história social. Professora Titular e Investigadora da LHEC/FACED/UFC. Bolsista Produtividade do CNPq.

LEA COSTA SANTANA DIAS

leasantana@ibest.com.br

 

Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia; Mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora da área de Literatura Brasileira da Universidade do Estado da Bahia; Coordenadora do Colegiado de Letras (UNEB – Campus XXII – Euclides da Cunha); Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Debates sobre o forjamento e sobrevivência dos fenômenos midiáticos Euclides da Cunha, Guerra de Canudos e Os sertões” e do Projeto de Extensão “Arte em Feira Livre” (UNEB – Campus XXII); Coordenadora de área PIBID UNEB – Campus XXII; Atuou na editoração e revisão da Revista Outros sertões (UNEB), de março de 2005 a dezembro de 2010.

LICIA SOARES DE SOUZA

liciasos@hotmail.com

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras Modernas - Université de Toulouse II - Le Mirail (1977) e doutorado em Semiologia - Université du Quebec (1989). Atualmente é professora plena da Universidade do Estado da Bahia, professora associada da Université du Québec à Montréal e professora regular do programa Pós-cultura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, telenovelas, literatura brasileira e quebequense, traduções cinematográficas de romances brasileiros e quebequenses. Vice-presidente da Associação Internacional de Estudos Canadenses para as Américas.

LIDIANE DE LIMA PINHEIRO

lidicom@yahoo.com

 

Professora adjunta do Curso de Relações Públicas da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa LOGOS-UFBA (Comunicação estratégica, marca e cultura) e CEPAD-UFBA (Centro de estudos e pesquisa em Análise de Discurso). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), com estágio doutoral (CAPES) na Université Paris X, Nanterre. Autora do livro “A construção do acontecimento histórico: o discurso do jornal O Estado de S. Paulo sobre a Guerra de Canudos e sobre as comemorações do seu centenário” (Edufba, 2015).

LUIZ OTÁVIO DE MAGALHÃES

luizmagal@uol.com.br

 

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Campus de Franca (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação - Bahia, atuando na Câmara de Ensino Superior, e professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Grécia Antiga, abordando principalmente os seguintes temas: Grécia Antiga, Democracia Ateniense, Historiografia Grega, História e Literatura, Cultura Escrita e Oralidade no Mundo Greco-Romano. É professor do programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É também editor responsável da Revista Politeia: História e Sociedade http://periodicos.uesb.br/ index.php/politeia.

PEDRO BARBOZA

barbozapedro@uol.com.br

 

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia, professor emérito da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando nos seguintes temas: literatura, mito, crítica da literatura e da cultura, Canudos, Sertão, literatura baiana, imaginário, do vale do São Francisco, identidades e contemporaneidade. Pesquisador vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Integrados no Semi-Árido - NIEAIS – UFBA, colabora com o Projeto Canudos da UNEB.

RITA DE CÁSSIA MENDES PEREIRA

ricamepe@hotmail.com

 

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente, é professora titular de História Medieval da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens. Tem experiência de pesquisa e ensino nos campos da História Medieval e História Social do Trabalho. É membro da diretoria executiva da Revista Politeia: História e Sociedade.

SILVIO JESSÉ DOS SANTOS JUNIOR

silvio@silviojesse.com.br

 

Artista plástico e professor da FAINOR, Faculdade Independente do Nordeste, Leciona  Desenho Arquitetônico no curso de Arquitetura e Urbanismo. E Desenho Artístico no curso Superior em Design de Moda. Nascido em Vitória da Conquista-Bahia, entre 1978 e 1983, transferiu-se para a capital, a fim de estudar na Universidade Católica do Salvador. Fez o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Artística com habilitação em Desenho. Nessa época teve contato com muitos pintores baianos. Nesse período, construiu o seu estilo de pintura, com forte influência de Portinari e Tarsila do Amaral. Desde que se formou, intensificou sua produção nas artes plásticas. E desde então, vem fazendo Exposições pessoais e participando de exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo muitos de seus quadros já espalhados por vários lugares.

WELLINGTON JOSÉ GOMES FREIRE

tullan@ig.com.br

 

Professor, pesquisador e ensaísta. Possui graduação em Letras com língua inglesa pela UEFS; Mestrado em Estudos Literários. Conclui doutoramento em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia. Sua atenção se volta para o estudo de história militar e literatura. Atualmente encontra-se envolvido com algumas pesquisas, dentre as quais uma sobre a persistência do imaginário cavaleiresco nas formas de guerrear da expansão imperial portuguesa dos séculos XV e XVI e uma outra sobre arte da guerra dos judeus e o Pentateuco. Prepara para breve um livro sobre poesia baiana e a guerra fria.

PALESTRANTES

LUIZ PAULO ALMEIDA NEIVA

​

 

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2013). Foi dirigente de órgãos e programas estaduais, notadamente, no âmbito da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional a Reforma Agrária e o Projeto Paraguaçu; diretor técnico do Instituto Baiano de Desenvolvimento Florestal e Recursos Naturais. No âmbito da UNEB: dirigiu  o Centro de Estudos Euclydes da Cunha e o das Populações Afro-Indígenas Americanas; implantou e dirigiu o DCHT XXII, Euclides da Cunha; implantou e dirigiu a Pró-reitoria de Planejamento; é Professor Adjunto do DCET-I e  Diretor do Campus Avançado de Canudos; conselheiro do Conselho Estadual de Educação, presidindo a Comissão de Avaliação. Publicou dezenas de artigos e o livro: Canudos: Desenvolvimento e Emancipação (EDUNEB) e lançará, brevemente, Canudos: uma nova batalha, pela mesma editora.

bottom of page